1) PROGRAMA:
É uma oportunidade de imersão total na língua inglesa, através da qual o participante quebra a barreira de comunicação que, muitas vezes, existe na língua estrangeira. No programa de imersão o aluno descobre que consegue produzir muito mais do que imagina e percebe seu progresso dia a dia.
2) DURAÇÃO:
Os programas tem a duração de 7 (sete) dias.
Os programas preferencialmente acontecem, em associação com feriados prolongados, facilitando a participação de pessoas ligadas a empresas.
3) DIA TÍPICO:
07:00 – Levantar
07:30 – Café da manhã
08:00 – Aula
09:00 – Aula
10:00 – Coffee Break
10:30 – Aula
11:30 – Aula
12:30 – Almoço
14:30 – Aula
15:30 – Aula
16:30 – Coffee Break & Free time
18:30 – Academic Reflection
19:30 – Happy Hour
20:00 – Jantar
20:30 – Atividade da noite
22:30 – Final das Atividades
24:00 – Recolher
4) PÚBLICO ALVO:
O programa destina-se a pessoas que já possuam conhecimento básico de inglês, i.e., pessoas que já consigam entender alguém falando pausadamente em inglês e capazes de comunicar suas necessidades básicas na língua (por exemplo: falar sobre atividades habituais, sobre o passado, o futuro, e necessidades comunicativas do dia a dia), ainda que cometendo erros básicos. O PROGRAMA NÃO É DESTINADO A PESSOAS INICIANTES.
5) OBJETIVO DO CURSO:
No final do curso o participante terá adquirido confiança para comunicar-se em inglês, entender o inglês falado, dentro de seu nível de conhecimento, e terá perdido o medo e a inibição que tanto incomodam os estudantes de língua estrangeira.
6) CARGA HORÁRIA:
A programação do curso prevê 8 horas diárias de aula, mas os participantes, na verdade, usam inglês durante todo o período em que estão acordados. A língua oficial do grupo é o inglês e não se permite o uso do português. Isso quer dizer que o grupo pratica inglês durante 15 horas e meia, diariamente, totalizando 100 horas de exposição à Língua Inglesa.
7) ADMISSÃO AO CURSO:
Os interessados deverão entrar em contato com o CELIL para reservarem sua vaga, pelos fones (0xx35 ) 3623-2746, ( 0xx35) 3622-0878, ( 0xx35 ) 3644-1387, ou ainda reservá-la diretamente através da internet clicando em Reserva On-line (www.CELIL.com.br). A reserva só estará garantida após pagamento inicial.
8) PROFESSORES:
São criteriosamente escolhidos. A Orientação Pedagógica do programa está a cargo do Professor Célio, Mestre em Língua Inglesa, e longa experiência e atuação no Ensino de Inglês para Brasileiros. No momento a equipe de professores é integrada por um professora americana, um professor inglês, e uma brasileira. Os professores se revezam nas várias turmas, de forma que todos os alunos têm aulas com todos os professores.
Em cada sala de aula (grupo) há um monitor, que permanece com o grupo o tempo todo, assistindo aos alunos em suas dificuldades, e estabelecendo uma importante interface entre os alunos, professores, e Orientação Pedagógica. Os monitores são, também, nativos (no momento, um canadense e uma inglesa), portadores de curso superior.
9) ATIVIDADES:
Além das 8 horas diárias de aula, os participantes têm inúmeras oportunidades de convívio coletivo, em atividades esportivas, recreativas e culturais. Há horários especiais para filmes, jogos de salão, música, prática de esportes, discussões e trocas de experiências.
10) COMO IDENTIFICAR SE O CANDIDATO POSSUI O NÍVEL MÍNIMO EXIGIDO:
Através de pré-teste na internet ou de entrevista na qual se levante o perfil do candidato (onde já estudou, por quanto tempo, que nível atingiu, situações em que usa a língua, etc)
11) FORMAÇÃO DAS TURMAS:
As turmas são definidas no primeiro dia de atividades. Ao chegarem, todos os participantes participam de uma série de atividades que possibilitam aos professores e à Orientação Pedagógica a identificação de seu nível de competência e performance. A partir dessa avaliação, os grupos são formados. As turmas não deverão conter mais de 10 alunos cada.
12) PROGRAMA DO CURSO:
A programação do curso leva em consideração as necessidades dos integrantes do grupo no uso que fazem do inglês. Logo após a definição das turmas é feito o levantamento das necessidades dos alunos de cada grupo (Needs Analysis) e a partir dessas necessidades é definido o programa base a ser coberto. Esse programa, todavia, no decorrer do curso pode sofrer modificações, em função de dificuldades específicas que vão sendo detectadas nos e pelos participantes do grupo.
:: A flexibilidade de programa é, com certeza, um diferencial importante do curso. A proposta é oferecer a cada participante aquilo de que ele realmente precisa e não o que a priori foi estabelecido para ele. A personalização do trabalho não se restringe ao atendimento, mas chega também ao programa a ser coberto. Desta forma, em muitos casos, são oferecidos programas temáticos voltados, por exemplo, para “business” em geral , ou temas específicos dentro da área de negócios, como, “conversas telefônicas”, “reuniões”, “apresentações”, ou outros, de acordo com a necessidade detectada no grupo.
:: O material didático leva em consideração as necessidades do grupo e é constituído de material produzido pela própria equipe do CELIL e material extraído de fontes bibliográficas específicas com direitos de cópia adquiridos.
13) LÍNGUA OFICIAL:
A língua oficial e única dos participantes dos programas do CELIL é o inglês. O uso do português é proibido. Os participantes sempre se esforçam ao máximo e, com a ajuda dos monitores e professores, não precisam recorrer à sua língua materna para se comunicarem. Essa é a razão principal para não se admitirem alunos de nível básico, pois teriam que lançar mão do português para se comunicarem, ou passariam por uma experiência torturante, o que absolutamente não é a intenção.
14) ACADEMIC REFLECTION:
É um período de tempo diário de que os participantes dispõem para seu próprio uso. Nesse horário o aluno pode estudar, fazer exercícios, ler, escrever sua comunicação diária para um dos professores, ou realizar qualquer outra atividade que julgue importante e necessária. A única exigência que se faz é no sentido de que essa atividade seja individual e silenciosa. É um momento diário de reflexão.
15) LABORATÓRIO DE LÍNGUA:
Os alunos têm à sua disposição um laboratório de línguas para a prática de pronúncia, entonação, e atividades de listening. Nesse espaço cada um pode ouvir um programa, gravar sua voz e posteriormente comparar o que ouviu e o que produziu. É um recurso de grande utilidade para o desenvolvimento na língua.
16) ATIVIDADE DA NOITE:
Nas primeiras noites, enquanto o grupo ainda está se soltando e familiarizando-se com a língua, a atividade da noite é normalmente um filme, com legendas em inglês. A partir do terceiro dia são feitas apresentações. Os participantes são convidados a apresentarem algum assunto que possa interessar a todos. Normalmente fala-se sobre um hobby, a empresa, uma atividade profissional, um projeto em que se esteja envolvido, ou algum assunto que o apresentador conheça bem. Após a fala, que deve durar em torno de 15 minutos, os demais colegas dirigem perguntas ao palestrante. Essa atividade se constitui em excelente oportunidade de prática para situações futuras em que se terá de falar em público, usando o inglês como língua de comunicação.
17) ATIVIDADES EXTRAS:
Pessoas fluentes em inglês são convidadas a falarem ao grupo sobre algum assunto que possa despertar o interesse de todos e eventos também são programados para a quebra da rotina da programação. Em alguns programas o grupo é levado para uma visita ao Observatório Nacional de Astrofísica, que dista apenas 10 km do CELIL Sempre que possível, nativos que se encontram na região são convidados a participarem de uma tarde conosco e interagirem com o grupo. Essas oportunidades são sempre de grande riqueza.
18) COMPREENSÃO ORAL:
De um modo geral a necessidade de desenvolver a compreensão oral se manifesta como prioritária. Para ajudar a superar essa deficiência promovem-se algumas atividades que têm tido grande eficácia. Todas as manhãs, assistimos às manchetes das notícias da BBC, ou da CNN, e as estudamos em detalhe, dentro de um enfoque metodológico bastante interessante. No final de sete dias os alunos são unânimes em reconhecer um progresso significativo.
19) ÁREAS DE LAZER:
Os participantes têm a sua disposição uma série de possibilidades de lazer, tais como: piscina, campo de futebol, quadra de tênis, quadra de vôlei, tênis de mesa, bilhar, pebolim, e várias modalidades de jogos de salão, em inglês.
20) ALIMENTAÇÃO:
São oferecidas 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar, 2 coffee breaks) e a comida e as sobremesas no CELIL são sempre muito elogiadas pelos participantes.
:: HAPPY HOUR: Todas as tardes, após a prática de esporte, ou caminhada, e banho, o grupo se reúne no bar para uma animada cervejinha, ou drinks diversos. Esse é um momento de descontração e prática de inglês que marca a passagem de muitos pelo CELIL.
21) LOCALIZAÇÃO:
O CELIL está localizado na cidade de Piranguinho, MG a 12 quilômetros de Itajubá.
O traslado do aluno da rodoviária de Itajubá até o local do curso está incluído nos serviços.
Principais distâncias:
São Paulo: 260 km
Rio de Janeiro: 340 km
Belo Horizonte: 480 km
22) ACOMODAÇÕES:
Nossas acomodações garantem ao aluno o conforto necessário.
Os apartamentos individuais, duplos e triplos são suítes e contam com telefone e televisão.