Chama-se GENERAL ENGLISH o inglês aprendido para uso social, nas situações as mais variadas. É o inglês que as pessoas usam em seu dia-a-dia e que servirá de base para posterior uso especifico da língua, como uso acadêmico, para negócios, e outros.
GENERAL ENGLISH é o carro chefe do trabalho do Celil e o segmento em que se encontra a maioria de seus alunos. Os Young Learners, os alunos do Curso Básico, Intermediário e Avançado aprendem essa modalidade de inglês e concluem seus cursos prestando os Exames da Universidade de Cambridge.
O Celil adota metodologia comunicativa em seu curso de GENERAL ENGLISH e isso o distingue de muitas outras escolas. O Celil entende que o principal papel da língua é satisfazer as necessidades comunicativas das pessoas e tem consciência de que o conhecimento lexical (vocabulário), gramatical, e comunicativo são os pilares da comunicação humana e materializam-se através de necessidades comunicativas que exigem conhecimento de vocabulário, de estruturas gramaticais, ou expressões típicas da língua. Na medida do possível, o Celil busca o equilíbrio entre esses elementos, pois os vê como partes de um todo. Imaginemos um ser humano sem estrutura óssea. Jamais ficaria em pé. Ele precisa dessa estrutura. E com a língua não é diferente. Ninguém consegue comunicar-se se o que diz não tiver uma determinada estrutura. E o que é essa estrutura se não o conhecimento gramatical? Da mesma forma, um esqueleto não consegue ter vida. Ele depende de órgãos que lhe dêem vida. Esses órgãos na língua são o vocabulário (ítens lexicais). Gramática sem vocabulário é como um esqueleto sem coração, pulmão, e outros órgãos vitais. Todavia, estrutura óssea (gramática), e orgãos vitais (vocabulário) sozinhos não conseguem dar vida a um ser humano. Ele vai precisar de um sistema nervoso que lhe possibilitará mover-se, viver. Na língua esse sistema é o conhecimento comunicativo. Conhecimento de gramática e de vocabulário sozinhos não levam a verdadeiro conhecimento da língua. Esse conhecimento só estará completo quando aos conhecimentos lexical e gramatical for acrescentado o conhecimento comunicativo, que são formas de expressão características da língua.
O Celil vê a aquisição da linguagem da forma acima, acredita nela, procura aplicá-la, e tem conseguido levar seus alunos a obterem sucesso em testes de reconhecimento internacional, com os Exames da Universidade de Cambridge.