Fluência em Inglês… Um Pesadelo!

Acredito que o título acima tenha a ver com muitos de nós. Estudamos, estudamos, buscamos fluência, mas quando mais precisamos dela, descobrimos que ainda falta muito. Parece um sonho impossível. Muita gente acha que só conseguirá esse objetivo se morar alguns anos em um país de língua inglesa. É um tabu! Quer aprender inglês de verdade, vá morar fora! Houve até um momento em que ser fluente significava passar-se por americano, inglês, ou falante nativo de um país de língua inglesa. Muitos tinham orgulho de serem considerados nativos de outro país. Lembro-me do prazer que sentia quando me perguntavam em que local dos Estados Unidos eu havia morado e aprendido meu inglês e do desapontamento que percebia quando informava que meu inglês era “made in Brazil”. Percebia um misto de “fala a verdade” e “será mesmo?”.

Sei de profissionais sérios e competentes que interromperam suas atividades e mudaram para um país de língua inglesa na tentativa de adquirirem fluência e serem mais eficientes. Quanto sacrifício! No entanto, é possível chegar a uma solução com alguma orientação e força de vontade. Percebemos, a cada dia, que as novas gerações não mais estão temendo o inglês. Essa geração do vídeo game e internet está aprendendo a domar a fera e, uma hora dessas, gostaria de falar sobre isso. E qual é o segredo delas? O contato constante fez com que perdessem o medo e parassem de dar ouvidos a professores de línguas que sempre insistiram que aprender uma língua estrangeira era coisa para poucos. Prefiro pensar e afirmar que aprender outra língua, depende basicamente de uma única coisa: CONTATO COM A LINGUA.

A falta de contato com a língua é responsável pelo sofrimento de muitos profissionais que precisam de inglês no ambiente de trabalho e socialmente e poderemos falar mais sobre isso daqui a alguns dias. 

Autor: José Célio da Silva (Fundador do Celil Immersion Courses)

Imersão em Inglês no Brasil

Há vinte e dois anos, o Celil Immersion Courses contribui com o desenvolvimento do inglês de profissionais das mais variadas empresas no Brasil. Exige-se que os participantes já possuam nível básico de conhecimento e sejam capazes de entenderem uma pessoa, nativa ou não, e comuniquem-se, ainda que cometendo erros básicos na língua inglesa. Mais de 2.000 pessoas vivenciaram essa experiência, com excelentes resultados, e muitos que depois dessa experiência tiveram a oportunidade de realizarem cursos em países de língua inglesa afirmam que os sete dias no Brasil produziram maiores e melhores resultados do que um período bem maior nesses países. O segredo parece estar no fato de que na experiência nacional os participantes usam a língua inglesa em tempo integral sem nenhuma exposição ao português e são monitorados em tempo integral. A exposição e o monitoramento permanentes são responsáveis pelo sucesso da experiência brasileira. Os programas são oferecidos uma vez por mês e maiores informações podem ser obtidas aqui.

 

Autor: José Célio da Silva (Fundador do Celil Immersion Courses)

Business English no Celil

Hoje há uma demanda significativa por cursos que preparem as pessoas para usar o inglês na área de negócios. Com a globalização dos negócios, a cada dia aumenta a necessidade de comunicação na língua global. São reuniões presenciais e online, apresentações, conference calls, emails,  telefonemas, viagens, e muitas outras situações nas quais o inglês é a língua oficial e quem não tem um bom conhecimento da língua fica excluído. Muitos processos de seleção de novos funcionários começam pela avaliação do nível de inglês dos candidatos para depois analisar aspectos como currículo, e outras aptidões. Em outras palavras, quem não tem um bom conhecimento da língua inglesa está fora do mercado de trabalho. Esse fato é tão verdadeiro que muitos profissionais, há muitos anos em posições de destaque em muitas empresas e pequeno conhecimento de inglês, estão sendo demitidos e sendo substituídos por profissionais, muitas vezes, com menor conhecimento técnico, mas maior domínio da língua inglesa.

Percebendo essa necessidade, muitos livros didáticos estão sendo publicados com o objetivo de preparar as pessoas para essa realidade. Hoje é possível estudar inglês para negócios desde o nível básico e preparar-se para competir com segurança por uma vaga no mercado.

O Celil possui uma grande experiência acumulada no ensino de inglês para negócios. Há 20 anos oferece cursos de imersão para profissionais das mais variadas empresas em todo o território nacional através do Celil Immersion Courses e possui professores muito preparados para atenderem a essa demanda.

Se você está se preparando para ingressar no mercado de trabalho, preocupa-se em manter o emprego atual, ou almeja alguma promoção e seu inglês não atingiu o nível ideal, entre em contato com o Celil e inicie um trabalho sério nesse sentido.

O Celil oferece cursos para a área de negócios em todos os níveis e poderá ajudá-lo a tornar-se um profissional mais completo.